O Procurador-Geral do Estado de Roraima, Tyrone Mourão recebeu, nesta semana, a Ouvidora-Geral do Estado, Ynaê Araújo Azevedo Cruz, em visita institucional.
Na oportunidade ela veio entregar uma cartilha que aborda o combate ao assédio moral e sexual no serviço público e buscar informações para a criação de uma comissão voltada ao tema.
Durante o encontro, a ouvidora apresentou a proposta de criação da comissão, dedicada ao enfrentamento dessas práticas no ambiente de trabalho, além de entregar à instituição uma cartilha informativa que orienta servidores e gestores sobre como agir e tratar sobre o tema.
“A cartilha é um guia prático que reforça o compromisso institucional para promover um ambiente de trabalho digno, respeitoso e livre de assédio”, pontuou Ynaê Azevedo Cruz.
A iniciativa busca fortalecer mecanismos de prevenção, conscientização e acolhimento dentro das estruturas administrativas do Estado.
O Procurador-Geral afirmou ser oportuno encontro uma vez que a PGE instituiu o Comitê de Equidade, Diversidade e Inclusão.
Ele aproveitou para reafirmar o posicionamento em manter a instituição comprometida com as ações que fortaleçam a ética, a integridade e a valorização dos servidores.
“A conversa com a Ouvidora-Geral do Estado vem ao encontro do trabalho que promovemos para consolidar políticas inclusivas e acolhedoras. Além disso, reforça a certeza do compromisso da PGE-RR com as agendas coletivas do Governo do Estado, garantindo justiça social e respeito aos direitos humanos”, afirmou o Procurador.
Tyrone Mourão reafirmou ainda o compromisso da instituição com a ética, a integridade e a valorização dos servidores, reforçando que ações dessa natureza são fundamentais para o fortalecimento da cultura organizacional e da proteção a todos os trabalhadores do serviço público.
Participaram ainda do encontro a Procuradora Maria de Lourdes Fernandes, a servidora Shirley Matos Cruz, que compõe o comitê da PGE, assim como Elinete Kilman, ouvidora.
Comitê de Equidade, Diversidade e Inclusão da PGE
O Comitê é composto pelas Procuradoras Maria de Lourdes Duarte Fernandes e Thiciane Guanabara Souza, e pelas servidoras Réubia Fernandes, Sônia dos Reis Moraes e Shirley Raimunda de Almeida Matos Cruz.
- O comitê tem por objetivo propor diretrizes, metodologias e objetivos estratégicos para políticas institucionais de equidade de gênero, raça, etnia, orientação sexual, faixa etária e deficiência;
- Acompanhar programas governamentais relacionados à diversidade e inclusão;
- Colaborar com entidades públicas e privadas que atuam na defesa desses valores;
- Promover e divulgar estudos, pesquisas e eventos sobre equidade, diversidade e inclusão;
- Participar de fóruns e iniciativas nacionais voltadas ao tema;
- Sugerir medidas administrativas e normativas para fortalecer a cultura inclusiva na PGE-RR;
- Fomentar um ambiente organizacional baseado no respeito, na igualdade de tratamento e valorização da dignidade humana.
Siddhartha Brasil/ Ascom PGE